Nectarinas recheadas

Estamos em Julho e os pêssegos e nectarinas estão aí em grande. Para esta sobremesa, usei apenas as nectarinas mas fica igualmente bom com pêssegos ou até com uma mistura dos dois.

Fiz uma adaptação de uma receita do livro Doze Meses de Cozinha, do mês de julho. Na realidade, esta receita surgiu como desculpa para experimentar a manteiga de coco que tinha feito, no dia anterior. Mas podem utilizar qualquer manteiga ou creme vegetal. Basicamente o que tiverem em casa, mais à mão.

nectarinas recheadas

 

Nectarinas recheadas

Ingredientes:
4 nectarinas
2 c.sopa de açúcar amarelo
1 c.sopa de manteiga (vegetal ou não)
1 ovo (*costumo chamar ovo-fake aos substitutos dos ovos, aqui usei linhaça dourada, ver mais abaixo)
60g amêndoas picadas

Preparação:
1- Ferver durante 2 minutos as nectarinas, abri-las ao meio e, com uma colher, retirar os caroços. Alargar a cavidade, onde estavam os caroços, e reservar essa polpa.

2- Com uma vara de arames, bater a manteiga com o açúcar, a mistura de linhaça e a polpa das nectarinas. Juntar as amêndoas picadas e misturar.

3- Encher as cavidades das nectarinas com a mistura, colocar num tabuleiro e levar ao forno a 180ºC, durante 30 minutos, até começarem a caramelizar.

4- Servir ainda quente. Se for com uma bola de gelado melhor ainda.

Notas:

substituto do ovo

1- Esta foi a mistura que adicionei para substituir os ovos: 1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada, bem trituradas para 2 colheres de sopa de água. Não fiquei fã e pareceu-me que não fez uma boa substituição do ovo. Da próxima vez, vou experimentar com sementes de chia.

amêndoas inteiras com pele

2- Como sou pela lei do menor esforço, não retirei a pele das amêndoas e piquei-as grosseiramente, com uma faca. Mesmo assim, convém não deixar pedaços muito grandes, de forma a que fique tudo bem envolvido na mistura que vai rechear as nectarinas.

 

Sugestão em família:

Levem os mais pequenos para a cozinha e deixem-os rechear as nectarinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *