agrião, salsa, laranjas, rabanetes, limões, hortelã, pepino, pimento, tomate

Comida para dias quentes

Cada vez que penso em receitas para testar e partilhar, geralmente penso quase numa ementa. Nunca só num prato ou numa bebida. É do género: esta salada combina bem com aquela sopa. Ou este prato principal está mesmo a pedir aquela entrada. Mas depois acabo apenas por partilhar uma das receitas.

Há algum tempo, que a doSEMENTE deixou de ser exclusivamente uma marca de produção de granolas artesanais. Mais do que nunca, passou a fazer ainda mais sentido, a partilha da nossa (minha e do Hugo) paixão pela comida, alimentação saudável e hábitos conscientes. Essa paixão vai muito além de uma refeição vegetariana cozinhada saudavelmente. Começa antes disso, logo na terra, na plantação (no caso do Hugo, até tem uma horta), na escolha dos melhores ingredientes, mais acessíveis e locais, ajustados à nossa realidade e carteira (porque para ter uma alimentação saudável não é preciso gastarmos uma pipa de massa e irmos ao supermercado xpto que fica a não-sei-quantos quilómetros de distância). A nossa paixão passa pelos nossos sabores tradicionais e mediterrânicos, voltar a pô-los no prato, de forma simples e saborosa, mesmo que fiquem ao lado de uma quinoa (mas nada irá derrubar o nosso amor pelo bom arroz português!). É este o motivo da existência da doSEMENTE, que começou devido à minha constante procura por receitas simples, saudáveis e saborosas e económicas.

Assim sendo, vou passar a mostrar refeições completas, sempre que possível. E esta rubrica começa com ‘Comida para dias quentes’, a pensar naqueles dias que não apetece mesmo nada estar na cozinha. Foi criada debaixo dos trintas e muitos graus que se fez sentir na semana passada. Em dias assim, muitas vezes até perco o apetite e fico apenas a águas aromatizadas e a sumos bem frescos.

Porque em dias quentes, são os líquidos e legumes frescos que dominam, temos um sumo de laranja e cenoura, um creme frio de agrião e o já tão conhecido arjamolho (ou gaspacho à moda do sul).

comida para dias quentes


Sumo de laranja e cenoura
Creme de agrião
Arjamolho, o gaspacho algarvio

 

3 thoughts on “Comida para dias quentes

  1. Pingback: Creme de agrião
  2. Pingback: Arjamolho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *