Bebida de arroz

(Este post foi inicialmente escrito, por mim, no nosso mais recente grupo de facebook: doSEMENTE Saudável.)

 

No outro dia lembrei-me que não comia arroz doce há anos. Praticamente desde que descobri que sou intolerante à lactose. Então para matar saudades fiz a versão vegan. Quando fui comprar um pacote de bebida vegetal de arroz dei de caras com uma lista de ingredientes gigante, para algo tão simples. Como a vontade era mais do que muita, acabei por trazer o pacote e a promessa de que iria experimentar fazer essa bebida em casa.

 

Então assim foi. Finalmente fiz em casa a bebida de arroz. (Até já fiz há alguns dias, só que quando chega a época natalícia tudo fica ligeiramente mais demorado: ter a ideia, pesquisar, testar, fotografar, refazer e apontar a receita pode demorar bem mais do que uma semana.)

 

Esta bebida surpreendeu-me bastante pela rapidez. Se é assim meio deslavada? Não é das bebidas mais encorpadas, não. Mas esse sabor neutro, para mim, é o ideal para o meu pequeno almoço. Como ponho numa tigela duas ou três peças de frutas com granola, uma bebida neutra adapta-se lindamente. Para além disso, é muito fácil coar o arroz e ainda se fica com arroz cozido para incluir noutro prato. Sopas ou croquetes, por exemplo. Eu fiz uns hambúrgueres com cenoura ralada.

 

O melhor de tudo é que fica muito em conta. Super barato e prático. Experimentem fazer esta bebida de arroz branco, um destes dias, quando estiverem na cozinha a preparar o jantar, por exemplo. Como não precisa de ser demolhado (a não ser que usem arroz integral), parece-me que é a melhor opção para quem se quer aventurar nas bebidas vegetais mas tem alguma preguiça.

 

31421281597_e3673f71ab_c

 

Então fiz assim:

 

1- Cozi um cup de arroz com o dobro de água durante 15 minutos com um pitada de sal (opcional).

2- Passei tudo para a liquidificadora, juntei mais 4 cups de água, cerca de 1 litro.

3- Triturei pouco e coei com um passador bem fino.

 


A primeira fotografia é um screenshot do filme ‘Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles’, de Chantal Akerman

 

Na segunda fotografia a garrafa diz ‘Bebida de Noz‘, porque foi a primeira de todas que fiz em casa e assim ficou a garrafa.

 

2 thoughts on “Bebida de arroz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *